sábado, 3 de novembro de 2007

"Carpie Diem"

A idéia de uma vida breve, porém intensa e cheia de gratificações, é comum ser percebida no discurso de jovens que cometem atos infracionais, na sua grande maioria, violentos. É como se eles negassem e evitassem ao máximo ter a vida de seus pais e avós, uma vida sofrida, modesta, longa e sem perspectivas. No vocabulário do jovem é comum a citação do "Carpe Diem"– aproveitem o dia, aproveitem o momento. Mas qual será o limite que seus resposáveis deveriam impor na nossa sociedade?


OBS:Assistam esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=eJ2_hyEHAMo

Postado pela Afra

6 comentários:

Thaís, Andressa, Afra, Luiza, Nathalia Maria, Caroline marques,Fernanda disse...

Atualmente os pais não sabem orientar corretamente seus filhos desde o período infantil, principalmente não sabem negar bens materiais à eles.Portanto quando eles avançam o periodo de adolescência eles se sentem frustados quando algo lhes é negado e muitas vezes não sabem lidar com esse sentimento de frustação internamente , buscando alternativas externas como as drogas lícitas ou ilícitas como meio de suprir sua felicidade, agindo sem moral na sociedade desrespeitando muitos valores que deveriam ter sido passado à esses jovens quando criança.Afra comentando!

Thaís, Andressa, Afra, Luiza, Nathalia Maria, Caroline marques,Fernanda disse...

Penso que os pais devem educar seus filhos conscientizando eles sobre os riscos de seus limites para que os jovens saibam administrar a sua liberdade e para que saibam usar ela como um meio para serem felizes e não como um fim para que sejam escravos dela,conscientizando sobre o limite das experiências sexuais na adolescência, antes do casamentoque são a gravidez e as famosas DST(doenças sexualmente transmissíveis), entre elas a AIDS. Quem vai até o limite pode sofrer as conseqüências de uma gravidez ou paternidade indesejada, ou ainda de uma doença venérea. O limite de usar uma só vez drogas, como simples experiência de vida, pode ser o vício, o roubo para alimentar o vício, a prisão por uso ou tráfico de drogas, ou mesmo a morte por overdose, etc.Afra comentando

Thaís, Andressa, Afra, Luiza, Nathalia Maria, Caroline marques,Fernanda disse...

Um filme que fala sobre a educação sendo pautada pela liberdade irrestrita e incondicinal e sobre a falta de orientação às crianças que é algo prejudicial, é um filme chamado "As moscas".ASSISTAM!!Comentário de Afra.

Thaís, Andressa, Afra, Luiza, Nathalia Maria, Caroline marques,Fernanda disse...

Afra, seu post com o texto Carpie Diem foi excelente, concordo plenamente que essa levada ideológica que os jovens estão faz com que eles confundam liberdade com libertinagem e dessa confusão faz - se a violência. É lamentável que essa busca demasiada em viver intensamente seja interpretada de forma errada o bom seria se as pessoas vivessem o carpie diem pensando no bem de todos assim o bem star seria comunitário e não egoísta.

Comentado por Andressa

RenatoBoucas disse...

Muitas vezes os jovens por não terem pais que demonstrem afeto, preocupacão ou até mesmo não estam presentes em seu cotidiano por falta de tempo, se tornam mais agressivos e inconsequêntes devido a falta de diálogo em casa e acabam se afastando revoltosamente. Desta forma procuram "aproveitar" a vida exageradamente buscando formas de chamar atencão como, o uso exessivo de drogas e bebidas alcoolicas, sexo sem nenhum cuidado, festas ilegais, altos gastos, fazendo disto uma "auto destruicao" que muitas vezes acabam em morte.

Profª Cláudia disse...

Muito bom os textos que vcs inseriram. ficou legal por demais!!
Gostei muito do vídeo do Pedro Bial, não conhecia a versão completa, é realmente sensacional! quem é que gera o blog? preciso falar com esta pessoa.
bjão a todos e parabéns!